domingo, 21 de janeiro de 2018

Quem sou eu no serviço publico?

   



      Questões relacionadas à produtividade e ao desempenho de trabalhadores se iniciaram a partir do surgimento do Fordismo e do Taylorismo logo após a segunda guerra mundial, trazendo processos de produção desgastantes para os trabalhadores. Acreditava-se, em pesquisas iniciais, que os trabalhadores passaram a desenvolver algum tipo de distúrbio mental com relação ao seu trabalho, mas isso não foi confirmado. Já a partir dos anos 80, esforços repetitivos dos trabalhadores, pressão dentro das organizações e a produtividade começaram a serem vistos com olhos mais humanos, aspecto que diz respeito a gestão de pessoas.
   O trabalho não pode ser considerado neutro para a saúde física e mental dos trabalhadores de uma organização, mas quando essa função ganha um significado, se torna instrumento de construção de sentidos para o trabalhador, ganham significados e se torna prazeroso, sendo ele reconhecido pelo seu papel dentro deste órgão. O trabalho se desenvolve dentro de um espaço coletivo e esse coletivo é um propulsor dos seus indivíduos, em se tratando de como ele está desempenhando suas funções e como está sendo visto pelos demais membros dessa organização no desempenho de suas funções, e a partir disso é que o indivíduo se sente reconhecido.
   Tentativas de implementar uma gestão por desempenho e produtividade dentro do ambiente do serviço público já encontra barreiras a partir da seleção, onde muitos não têm certa afinidade com a área, mas são atraídos pelos altos salários e também a estabilidade fornecida pela carreira pública. É claro a necessidade de ultrapassar as disfunções burocráticas, dando mais agilidade aos processos, maior conscientização e reflexão dos atores da importância de se ter um cargo público, reestruturação das organizações se faz necessária criando uma maior flexibilidade quanto aos trabalhadores envolvidos.


Texto escrito pelo aluno de Administração Pública da Universidade Federal de Lavras, Josimar Luis. 

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